Sobre Mim
Paulo Rodrigues
WebStarter foi o nome que escolhi para a minha morada profissional na web, construída em ecrã com vista para o Tejo, ao som dos Kings of Convenience e a saborear um bom tinto.
Porquê WebStarter? Porque a web e os conteúdos são a minha praia. Porque estou sempre pronto a ajudar projetos e instituições que necessitam de criar ou renovar a sua morada online. Porque gosto de colocar as minhas competências ao serviço de projetos solidários. Porque gosto de ajudar pessoas que querem explorar a web para trilhar um novo caminho.
Uma ideia, uma sugestão, um desafio... É quanto basta para pegar no papel e estruturar um projeto. Depois vem o prazer de arregaçar as mangas no teclado a desenvolver a solução web que mais se ajusta à estratégia e audiência do projeto. Seja um site institucional, uma loja online, um portal de notícias ou outro.
CURIOSIDADES
ZX Spectrum
Foi no saudoso ZX Spectrum que, na década de 80, dei os primeiros passos na programação, com a cassete a suportar o trabalho no código. Nos intervalos, testava outros softwares em salões altamente especializados (Pac-Man, Donkey Kong, Space Invaders).
Raposa
Este bichinho foi o meu grande aliado no início dos anos 90 quando comecei a desenvolver as minhas primeiras aplicações de gestão de arrendamentos e salários. No Philips 8088 com 20MB de disco, a raposa (Foxbase) e o Clipper deram uma grande ajuda.
Copos
«Jornalista??? Estás doido???». O convite para escrever sobre tecnologia em meios de comunicação social surgiu numa noite de copos nas Primas do Bairro Alto. Acho que os copos terão influenciado em muito a decisão de aceitar.
Cassete
A minha eterna companheira durante os muitos anos de jornalista especializado nas temáticas da tecnologia, sociedade da informação e governo electrónico, em meios como a Network World, Inter.Face, InformationWeek, iGOV, entre outros.
Net
A par do jornalismo continuei a dar asas à minha paixão pelo desenvolvimento. No novo milénio dei o mergulho na Rede, explorando as novas plataformas web que o maravilhoso mundo do código aberto nos foi oferecendo (Mambo, Joomla, WordPress, etc).
Formação
O desafio da formação foi tão surpreendente como intimidante... Mas acabou por semear uma nova paixão muito gratificante. Ver que o conhecimento que passaste aos outros fez a diferença na vida de alguém é uma sensação que não tem preço.
REFERÊNCIAS
Jornalismo
Network World, Inter.Face, InformationWeek, iGOV
Formação
Cenjor - Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas
Clientes
ISCTE, Sindicato dos Jornalistas, OIKOS, Motojornal, Barral Institute, MandaBir, CM Oeiras, AMA (Agência para a Modernização Administrativa), etc.
TESTEMUNHOS
Já são muitos a dizer que faço um bom trabalho... Talvez não seja mentira!
Aqui ficam alguns testemunhos de clientes que, ao longo do caminho, se foram tornando amigos. Quando as exigências do desenvolvimento de um projeto online se cumprem a 100% entre gargalhadas, piadas secas e muito boa disposição... está tudo dito.
Célia Henriques Figueiredo
Sara Teles - SNS-Arnaut
Marisa David - OIKOS
Marcos Leal - MotoPT e Motojornal
Pedro Martins - Celeiro Integral
João Pedro Costa - Rádio Miúdos
Sónia Barbosa - mandaBir
Miguel Crespo - Gestor do projeto Crebiz.eu